Instituto Brasil Solidário
Instituto Brasil Solidário
English Version Site em Português Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Área Restrita Área Restrita
Como Ajudar
Educação Financeira

Educação Financeira

Um projeto inédito de Educação Financeira com um jogo de tabuleiro e outro de cartas, que visa exercitar, de forma lúdica, as habilidades de poupar, empreender e investir!

 

Sobre o Projeto

O Estado do Ceará foi escolhido para um projeto piloto, inédito, em educação financeira, por meio de dois jogos voltados para alunos e educadores do Ensino Fundamental I e II. A estrutura e conceituação dos jogos foram desenvolvidas pelo Bank of America Merrill Lynch, uma das maiores instituições financeiras do mundo, com o apoio de profissionais da área de ensino e especialistas em técnicas de jogos.

Nesse importante projeto, o Instituto Brasil Solidário atua como parceiro estratégico da iniciativa, com a missão de implementar inicialmente os jogos junto à 20 mil alunos e trabalhar a metodologia dentro de 90 escolas, formando os educadores das cidades que compõem o piloto para o maior aproveitamento da proposta principal dos jogos: poupar e empreender, planejar, julgar, decidir, escolher e identificar e lidar com riscos e oportunidades!

Além da responsabilidade pela implementação em campo, o Instituto Brasil Solidário ainda participa e organiza processos de avaliação e monitoramento, onde são mensurados os resultados de longo prazo com os estudantes e educadores. Com bases nos aprendizados o projeto será levado para outras escolas do território nacional, além de outros países da América Latina.

 

Estratégia

Com formatos direcionados para cada idade e etapa escolar, os Jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”, trazem uma proposta dinâmica e didática de apresentar os desafios recorrentes do dia a dia, desde a estratégia de compra e venda até a tomada de decisões na aplicação dos recursos disponíveis, que podem se multiplicar ou se esgotar de acordo com a ação do jogador. A intenção é unir o entretenimento à uma ferramenta que serve de complemento nas disciplinas já vistas em sala de aula, estimulando o interesse dos alunos em aplicar as práticas adquiridas nos jogos em seu planejamento financeiro pessoal, seja em sua rotina pessoal diária, em família ou visando uma possibilidade futura de empreender.

 

Piquenique

Para os alunos entre 6 a 10 anos de idade, o jogo de tabuleiro “Piquenique”, traz um formato leve e divertido, através do qual os pequeninos poderão imaginar um passeio ao ar livre com um grupo de crianças. Ao longo do percurso vão surgindo desafios que exigem tomadas de decisões e cumprimento de responsabilidades do dia a dia, como pagamento de contas. O objetivo é transmitir o conceito de poupar de maneira natural e próxima a realidade desses alunos.

 

Bons Negócios

Direcionado para estudantes entre 10 e 14 anos, o jogo de cartas “Bons Negócios”, visa primordialmente aproximá-los a experiência prática de investir e abrange ótimas oportunidades de instigar a negociação e uma visão ampla da rotina de um empreendedor já atuante.

 

Objetivos específicos

  • Estimular conceitos de planejamento financeiro, orçamentário e economia;
  • Despertar reflexões em temas relacionados à cidadania e sustentabilidade;
  • Exercitar a lógica e a estratégia, visando atividades empreendedoras;
  • Aguçar o senso crítico, social e ético.

 

Veja vídeo do projeto piloto

Ações específicas em Educação Financeira:

Competições de matemática, maratonas de jogos, gestão financeira de pequenos negócios (familiares ou não) e fomento a atividades empreendedoras.

Conheça alguns projetos que aplicaram ações em Educação Financeira

Você também pode ajudar o IBS em Educação Financeira. Veja abaixo:

  • Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Sede Administrativa: Avenida Eduardo Sá, 55 – Centro – Eusébio, Ceará – 61760-000 - Whatsapp. +55 (11) 99104-9063
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business.