Instituto Brasil Solidário
Instituto Brasil Solidário
English Version Site em Português Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Área Restrita Área Restrita
Como Ajudar
27/03/2020

Instituto Brasil Solidário lança projeto de bate papo virtual com especialistas e voluntários dos projetos de Arte, Cultura, Educação e Saúde na escola

Lançado o “Diálogos IBS”, um bate papo virtual que será realizado toda semana com especialistas de diversas áreas, abordando temas como sustentabilidade, artes, incentivo à leitura, cidadania, educação financeira, empreendedorismo e saúde!

Com a proposta de fortalecer uma corrente de solidariedade e apoio em tempos de quarentena em todo o país, o Instituto está mobilizando a equipe de formadores e voluntários das ações do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE/IBS para participar desse encontro semanal, que será gravado e compartilhado nas redes sociais do Instituto, onde os educadores poderão interagir, mandar perguntas e tirar suas dúvidas sobre o temática da semana.

A ideia é criar um canal aberto de diálogo com a comunidade, dando a oportunidade de mediar assuntos importantes da educação, num intercâmbio de conhecimento que pode ser compartilhado com amigos, familiares, alunos, educadores e todos que possuam interesse nas temáticas apresentadas.

Os profissionais convidados são grandes educadores, referência em diversas áreas e já são parceiros de longa data das ações do Instituto em todo o Brasil. Tem profissionais do Teatro, do Audiovisual, Mediação de Leitura, Artesanato, Xilogravura, Fotografia, Teatro de Sombras, Música e até um time de especialistas da área de Saúde, com clínicos gerais, dermatologistas, dentistas, protéticos, enfermeiros e cardiologistas que promovem as ações de saúde na escola nos projetos desenvolvidos pelo Instituto.

 

ACOMPANHE OS TEMAS JÁ ABORDADOS NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE IBS

 

  • Ep.1: SAÚDE – Falando sobre COVID-19/Coronavírus

Confira: www.youtube.com/watch?v=9HQmVJkOunk&feature=youtu.be

Convidados:

– Dr. Marcelo Fabrício (Médico cardiologista do Hospital Pró-Cardíaco do Rio de Janeiro, com MBA em Serviços de Saude – IBMEC -RJ)

– Dr. Wolber Campos (Cirurgião Dentista formado pela Faculdade de Odontologia da USP. Fundador da Clínica Bonsorriso onde trabalha e atende também no consultório Sontak de Campos, junto ao irmão, também dentistaO

– Dr. Paulo Henrique Sousa (Cirurgião, membro da Associação Paulista de Medicina e da Associação Médica Brasileira, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Felowship no Instituto Javier de Benito, Barcelona – Espanha)

Sobre o tema:

Abrindo a programação do “Diálogos IBS” numa conversa aberta e de muitos esclarecimentos, o bate papo com os médicos especialistas, teve como foco as questões de saúde e prevenção a COVID-19, destacando os cuidados com as Fake News e o excesso de informações sendo compartilhadas sem verificação das fontes confiáveis, sendo um alerta importante para alcançar os melhores resultados no combate a infecção em todo o Brasil. O contexto global, com um panorama da organização mundial de saúde e as medidas que podem ser tomadas de forma segura dentro do nossa própria casa e comunidade, também foram pautas desse primeiro bate papo virtual com a família #juntosconstruímos.

 

 

  • Ep.2: FOTOGRAFIA – Como utilizar os equipamentos digitais como aliados nas atividades pedagógicas

Confira: www.youtube.com/watch?v=ekEWvU0xNXw 

Convidados:

– Gilmar Silva, fotógrafo profissional mais seguido do Brasil no Instagram, com quase 1 milhão de seguidores.

– Luís Salvatore, fotógrafo profissional há 25 anos, Diretor Presidente do IBS e responsável pelas formações de Educomunicação nas escolas.

– João Vitor Macul, estudante de fotografia, produtor de curta-metragem e faz parte de nossa equipe do IBS com diversas produções no seu currículo.

– Professor Jefferson Maciel, mestre em educação, coordenador pedagógico e Educomunicador na cidade de Irecê na Bahia, parceiro do IBS.

Sobre o tema:

Para os apaixonados pela fotografia, o Diálogos IBS preparou um bate papo sobre enquadramento, conceitos de iluminação, criatividade na composição das imagens e até dicas de ações pedagógicas utilizando a tecnologia como um aliado da educação! Convidamos um time de profissionais da área do audiovisual, que compartilharam sobre algumas técnicas que eles utilizam para alcançar o melhor resultado na hora de fazer aquele registro fotográfico, com dicas simples que podem ajudar desde o profissional da área, um apaixonado pela fotografia ou só o curioso que adora conhecer sobre tecnologia.

 

  • Ep.3: EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Práticas pedagógicas de Educação Ambiental e sua relação com Saneamento Básico e a Saúde Pública

Confira: youtu.be/YY1waHceOAw

Convidados:

– Professor Wanderley Marques (Ciências da Natureza, ex Secretário de Meio Ambiente em Crateús, Educador Ambiental e parceiro do Instituto Brasil Solidário)

– Márcia Cristina Andrade (Doutoranda em Ciências da Educação, Mestre em Gestão Ambiental , ex Secretária de Meio ambiente de Crateús, atualmente Superintendente do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos dos Sertões de Crateús 1 e Voluntária do Instituto Brasil Solidário na área de Educação Ambiental)

Sobre o tema:

Existe relação da Educação Ambiental com o Saneamento Básico e a Saúde Pública? Como eles estão interligados? O Diálogos IBS trouxe essa pauta para nosso bate papo virtual com especialistas nessa temática, esclarecendo sobre os principais eixos que fazem a ponte entre todos esses assuntos, e quais as práticas e soluções que podem ser realizadas por cada cidadão, dentro do seu lar e com sua família.

 

  • Ep.4: COMPORTAMENTO FINANCEIRO – Dicas sobre planejamento financeiro nesse período de quarentena

Confira: https://youtu.be/t5UgeQqQfVs 

Convidados:

– Andy de Santis, autora de oito livros sobre o tema de educação financeira, consultora em finanças pessoais, sustentabilidade e consumo consciente, parceira das ações do Instituto Brasil Solidário.

– Nacir Garcia Junior, professor, gestor financeiro e consultor empresarial na área de educação financeira.

Sobre o tema:

O Diálogos IBS trouxe para o debate da semana, dicas e pontos fundamentais para o bom planejamento financeiro! O tema destaca sobre os conceitos do comportamento financeiro e quais os principais grupos influenciadores que geram impacto direto nas nossas ações frente ao consumo consciente e com a moderação necessária.

 

  • Ep.5: INCENTIVO À LEITURA – A importância da leitura em tempos de isolamento social

Confira: https://youtu.be/-_9dMqLhwUY

Convidados:

– Goreth Albuquerque: Narradora oral, pedagoga, arte terapeuta e gestora cultural. Atualmente Coordenadora de Livro, Leitura e Bibliotecas da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Atuou como coordenadora geral e co-curadora da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, em 2019.

– Carmélia Menezes: pedagoga, coordenadora pedagógica, contadora de histórias e atualmente compõe nossa equipe de coordenação pedagógica IBS.

– Zenaide Campos: professora, voluntária do IBS na área de Incentivo à leitura literária há mais de 10 anos e amante da arte literária.

Sobre o tema:

Um Diálogo de aconchego, com um convite aberto para visitar outros universos através da leitura! A live interativa do #DiálogosIBS, ressaltou a importância da literatura nesse período de isolamento social, reforçando as muitas linguagens artísticas que podem ser fomentadas para a mediação de leitura, junto ao carinho e cuidado de uma atividade em família.

 

  • Ep.6: O TEXTO E A ILUSTRAÇÃO – como envolver e apaixonar o leitor

Confira: https://youtu.be/wEmILAZhFFM 

Convidados:

– Mailson Furtado: Escritor cearense. É autor, dentre outras obras, de “à cidade”, obra independente vencedora do 60º Prêmio Jabuti 2018 – categoria Poesia e livro do Ano. Em Varjota|CE, cidade onde sempre viveu, fundou a CIA teatral Criando Arte, em atividades desde 2006, onde realiza atividades de ator, diretor e dramaturgo, além de produtor cultural da Casa de Arte CriAr.

– Eduardo Azevedo: ilustrador, cearense e com dezenas de livros infantis ao longo de sua carreira, incluindo capas de cordel para a Editora Tupynanquim, ilustrações para coleções de livros do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e para a Editora IMEPH.

Sobre o tema:

Em comemoração ao Dia Mundial do Livro, O Diálogos IBS reservou um bate-papo cheio de dicas e interação sobre o tema “O Texto e a Ilustração: como envolver e apaixonar um leitor”. O momento contou com a participação de um escritor e um ilustrador, apontando várias dicas sobre a mediação de leitura, a relação entre a imagem e a produção textual no momento de produção dos livros e até referências que são inspiração para o trabalho que os dois desenvolvem com muita dedicação e reconhecimento nacional.

 

  • Ep.7: CHARGE – Processo de criação e finalização de uma Charge

Confira: www.youtube.com/watch?v=cN3ejNEtp_M

Convidado:

– Diogo Salles: Formado em Publicidade pela FAAP (SP), atua como cartunista, ilustrador, designer e escritor. Publicou dois livros de charges políticas, foi chargista do Jornal da Tarde, colunista do Digestivo Cultural e colaborou com o Caderno2 (Estadão) e o portal ESPN FC. Atualmente em projetos educacionais e de cidadania junto ao Instituto Brasil Solidário.

Sobre o tema:

Você sabe a diferença entre uma charge, uma caricatura e um meme?! E, como funciona o processo de criação das charges tão presentes em livros paradidáticos e nas páginas dos jornais! Nosso parceiro IBS, Diogo Salles, autor do livro “Trágico e Cômico – os protestos em charges”, que possui 15 anos de experiência na imprensa brasileira como chargista, abordou várias dicas com o passo a passo desde a elaboração das ideias antes de começar a ilustração, até a finalização que pode ser feita de forma digital no computador.

 

  • Ep.8: DEBATE COM GESTORES: Educação em tempo de isolamento social

Confira: www.youtube.com/watch?v=QSfP3vOZb50&t=644s

Convidados:

– Herbert Lima: Secretário de Educação de Sobral/CE

– Agnaldo Freitas: Secretário de Educação de Irecê/BA

– Susenilda Fernandes: Secretária de Educação de Ubajara/CE

Sobre o tema:

Na semana em que comemoramos do Dia da Educação, o Diálogos IBS, trouxe para o nosso bate-papo um tema muito importante sobre a atuação das escolas e dos gestores municipais nesse período de isolamento social! Abrindo o debate da semana, conversamos com o Secretário de Educação de Sobral/CE, Herbert Lima; Secretário de Educação de Irecê/BA, Agnaldo Freitas e a Secretária de Educação de Ubajara/CE, Susenilda Fernandes, relatando sobre as medidas adotadas pelas gestões municipais para a continuidade das atividades de educação em cada região, envolvendo desde cursos de capacitação para os educadores até o uso da tecnologia para atividades digitais com a comunidade escolar.

 

  • Ep.9: DEBATE COM GESTORES 2: Educação em tempo de isolamento social

Confira: www.youtube.com/watch?v=uHvgQBEhDzk&t=656s

Convidados:

– Thiago Bastos: Secretário de Educação de Jijoca de Jericoacoara/CE

– Paulo Rogério: Secretário de Educação de Cabaceiras/PB

– Milane de Oliveira Azevedo: Secretária de Educação de Serra do Mel/RN

Sobre o tema:

Mais um Diálogos IBS em comemoração ao Dia Mundial da Educação, trazendo um debate cheio de boas iniciativas com os gestores municipais de diferentes regiões do Brasil! Fechando a semana do nosso bate-papo, contamos com a participação do Secretário de Educação de Jijoca de Jericoacoara/CE, Thiago Bastos, o Secretário de Educação de Cabaceiras/PB, Paulo Rogério e a Secretária de Educação de Serra do Mel/RN, Milane de Oliveira Azevedo, levantando questões importantes sobre como os Secretários estão lidando com os desafios do presente, de que forma a família tem sido um papel importante nesse vínculo e parceria com as ações pedagógicas e como os educadores estão desenvolvendo alternativas didáticas que atendem a realidade de cada região.

 

  • Ep.1o: EDUCAÇÃO FINANCEIRA – vivência dos jogos com os alunos

Confira: https://youtu.be/JUPw6_1G-tY

Convidados:

– Vitória Beatriz de Melo: aluna da escola de Ensino Profissional Raimundo Saraiva Coelho de Juazeiro de Norte/CE

– Matheus Lima, aluno da escola de ensino Profissional Edson Queiroz de Cascavel/CE

– Vitória Pyêtra, aluna da escola Igardene Fonteles de Araújo de Jijoca de Jericoacoara/CE

– Ivana Soto, aluna do Colégio Miguel de Cervantes de São Paulo

– Enzo Frisoli, aluno também do Colégio Miguel de Cervantes de São Paulo

Sobre o tema:

Vamos falar de Educação Financeira com nossos jovens prodígios que participam do Projeto com os jogos Piquenique e Bons Negócios?! Aproveitando que essa semana marca o nosso calendário do Dia de Mobilização dos Jogos de Educação, o #DiálogosIBS trouxe uma proposta bem diferente, dando espaço para os alunos das ações do projeto relatarem suas experiências e até darem dicas de como aplicar no dia a dia os conceitos trabalhados de forma lúdica e criativa através dos jogos entregues nas escolas.

 

Ep.11: EDUCAÇÃO FINANCEIRA 2 – vivência dos jogos com os alunos

Confira: https://youtu.be/5YRX1mf3ilY 

Convidados:

– Vitória Beatriz de Melo, aluna da escola de Ensino Profissional Raimundo Saraiva Coelho, de Juazeiro de Norte/CE;

– Kauan Silva, aluno da escola Francisco Sales de Carvalho, de Jijoca de Jericoacoara/CE;

– Waillan Ferreira, aluno da escola de Ensino Médio Padre Arimatéia Diniz, de Cascavel/CE;

– Felipe Janowitzer, aluno do Colégio Miguel de Cervantes, de São Paulo, – Pedro Nunes, aluno do Colégio Miguel de Cervantes, de São Paulo.

Sobre o tema:

Mais um Diálogos IBS com muita interação com os alunos do Projeto Jogos de Educação Financeira apontando suas experiências já colocadas em prática para além dos muros da escola!! Comemorando o Dia de Mobilização dos Jogos de Educação Financeira, reunimos uma turma ativa nas atividades em sua cidade, com propostas incríveis de engajamento e apresentação dos conceitos para um bom planejamento financeiro produzido pelos próprios alunos, com vídeo aulas e até perfis nas redes sociais criados especialmente para tirar dúvidas de outros alunos e também da comunidade!

 

Ep.12: ACESSIBILIDADE – Os desafios nesse período de quarentena e a importância de iniciativas de inclusão

Confira: https://youtu.be/ZJv6iDo7A44

Convidados:

– Neto Oliveira: Intérprete CODA, cursando bacharelado em Letras Libras, atualmente trabalha como intérprete nas áreas da educação e da tecnologia;

– Eliane Miada: Administradora de empresas, especialista em administração do terceiro Setor, atualmente dedica-se de forma exclusiva a administração da ADD;

– Silênio Santos: Doutorando e Mestre formado em Educação Física, pesquisador na área de Ciências da Saúde com Ênfase em Educação Física e Esporte adaptado, atua como coordenador de programas esportivos e técnicos de basquete em cadeira de rodas.

Sobre o tema:

O Diálogos IBS trouxe um debate importante sobre acessibilidade! Nosso bate-papo convidou especialistas na área, que atuam com projetos em diversas áreas, para falarem sobre os desafios desse período da quarentena e a importância de promover iniciativas de inclusão em vários setores sociais.

 

#juntosconstruímos

  • Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Instituto Brasil Solidário - IBS
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business.