Instituto Brasil Solidário
Instituto Brasil Solidário
English Version Site em Português Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Área Restrita Área Restrita
Como Ajudar
04/10/2018

Alunos da capital paulista embarcam num intercâmbio solidário no interior do Estado do Maranhão

“Superando o número de participação do ano passado, o Instituto Brasil Solidário, começa no próximo dia 08 de outubro a programação do Intercâmbio Solidário com alunos do ensino médio da capital paulista numa imersão social e cultural no interior do Maranhão”

Uma semana de ação solidária e muito aprendizado com oficinas sendo promovidas dentro de escolas públicas do interior do Maranhão! O Programa Intercâmbio Solidário – Learning Journey Brasil, do Instituto Brasil Solidário, começa no próximo dia 08 e segue até dia 12 de outubro, levando 28 estudantes do Colégio Miguel de Cervantes, da capital paulista, para uma ação que une turismo, empreendedorismo e voluntariado no combate à desigualdade no Brasil.

Os participantes, que estão na fase crucial do ensino médio e têm à frente os desafios da futura vida acadêmica, participam de uma tutoria com integrantes do Instituto, e embarcam numa proposta que vai além do olhar turístico de quem visita pela primeira vez uma outra realidade. A ideia é permitir ampliar o olhar e o conhecimento “de vida” dos alunos, numa imersão cultural e educativa da comunidade local e das escolas públicas que recebem ações sociais do Instituto Brasil Solidário em alguns dos municípios brasileiros aonde a organização atua.

Diante do sucesso da ação nos últimos dois anos no município de Barreirinhas, a atividade será realizada novamente no mesmo percurso, desta vez com um número maior de alunos, que terão a oportunidade de ver de perto a continuidade em formações que vem transformando a educação de várias escolas do Brasil, através do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, do IBS.

Além das oficinas ministradas pelos profissionais do Instituto, os estudantes participantes, que vão do 1º. ao 3º. ano do Ensino Médio, dentro de suas habilidades e num belo exemplo de protagonismo, escolhem como podem ajudar no processo de oficinas práticas. As atividades ministradas pelos alunos envolvem desde aulas de dança, gincanas, arte e pintura facial até oficinas de ciências, ballet e confecção de bijuterias.

As atividades acontecem ao mesmo tempo que são realizadas algumas das formações do IBS ajustadas ao programa de intercâmbio, com oficinas de fotografia, educação ambiental, projeto emplaque o bem, corte-costura com produção de fantoches e ações de comunidade na escola, envolvendo alunos, educadores e os familiares. Para este ano, a programação inclui ainda atividades com temas atuais como palestras e debates sobre cidadania, jornalismo e Fake News, abordando um panorama geral sobre as atividades jornalísticas, com apresentação de cases de Fake News e plágios, muito comuns no período eleitoral e que pedem atenção redobrada da sociedade. A oficina de teatro também surge novamente como atividade, ampliando as ações de arte e cultura das formações.

O roteiro permite ainda um turismo solidário, que leva os estudantes para visitas a diversos povoados da região que faz fronteira com o Parque Nacional dos Lençois Maranhenses, onde eles podem conhecer de perto desde a sua culinária, o artesanato, a visita as casas de farinha, até rodas de conversa com os gestores e lideranças comunitárias desses locais.

Eles irão acompanhar, ainda, a premiação de concursos de redação e a doação de livros em oito escolas diferentes no município, além de brinquedos que serão entregues nas comunidades, para cerca de 300 famílias da região. Mobilização essa que teve início no primeiro semestre junto à todas as famílias do Colégio Miguel de Cervantes e que reuniu, em campanhas com as famílias dos adolescentes, livros, brinquedos e materiais de apoio que agora chegam ao destino do projeto de Intercâmbio Solidário.

“O projeto desperta nesses alunos um outro olhar, que permite inclusive causar reflexões importantes nas escolhas desses jovens e atitudes dentro de casa. É um projeto de vivência de base, quando mostramos a eles a importância de conhecer a fundo o Brasil real, distante dos grandes centros, mas que representa cerca de 95% da realidade do país. A mobilização junto as famílias na arrecadação de livros e brinquedos sela o compromisso de que podemos juntos fazer a diferença, trazendo um sentimento de amor e união à população dentro de diferentes realidades socio econômicas presentes em nosso país”, ressalta o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore.

 

Brasil Solidário, em longa data no Maranhão!

A trajetória do Instituto Brasil Solidário, desde os seus primeiros passos, tem raízes que passam pelas terras Maranhenses. Conceitualmente o IBS surgiu em 1998 e 2000, à partir da Expedição “Trilha Brasil”, a primeira missão social do Instituto, onde foram percorridos 25 mil quilômetros em 14 Estados do Brasil, entre eles o Maranhão. Durante esse percurso foi possível registrar as condições de vulnerabilidade social em várias regiões, principalmente relacionadas a educação.

Essa experiência, fez surgir em 2001 uma forte iniciativa social, que voltaria em 2003 para o Estado do Maranhão levando projetos de leitura, educação ambiental e saúde, nos municípios de Carolina, Balsas e Barreirinhas, uma das primeiras ações sociais do Instituto Brasil Solidário, que originou os projetos focados na busca por uma educação de qualidade em todo o país. E justamente em Barreirinhas/MA, as atividades conseguiram ganhar força e ter continuidade em várias escolas da região, incluindo a construção de uma escola inteira, ocorrida no ano de 2012.

Historicamente dentro da proposta do PDE/IBS, foram levadas a cidade oficinas práticas de Educomunicação, Incentivo à Leitura, Educação Ambiental, Saúde, Empreendedorismo, Arte, Cultura e Família na Escola, sendo que somente o município de Barreirinhas conta, atualmente, com 25 bibliotecas com mais de 500 acervos cada que foram multiplicadas na rede pública de ensino dentro do eixo de incentivo à leitura do IBS!

Segundo a Secretária de Educação de Barreirinhas, as ações do IBS serviram de inspiração para várias atividades que trouxeram melhorias na qualidade do ensino nas escolas públicas do município. “Lembro das ações do Instituto desde 2011, e naquela época já se percebia o salto significativo de qualidade no ensino das escolas aqui do município, venho acompanhando a multiplicação dessas ações não só no eixo de leitura, mas na educação ambiental, vimos muitas mudanças na questão da reciclagem e das ações de sustentabilidade, são atividades que contribuíram dentro e fora da escola, junto à comunidade”, ressalta a Secretária.

O projeto está em sua 7ª.  edição e mais de 140 alunos de diferentes escolas privadas de SP já participaram das ações, realizadas na Chapada Diamantina, na Bahia, e Barreirinhas, no Maranhão.

 

PROGRAMAÇÃO

INTERCÂMBIO SOLIDÁRIO – BARREIRINHAS/MA

 

8 de outubro (segunda-feira)

Local: Escola U.I. Francisco Pedro Monroe da Conceição – Barreirinhas/MA

08h às 12h – Oficinas Práticas:

  • Comunidade na Escola: Oficina de Fantoches;
  • Oficina de Artes: Pintura e Desenho com construção de espaços lúdicos;
  • Educação Ambiental: Oficinas de Bioconstrução e Forno Solar;
  • Educomunicação: Oficina de Fotografia;
  • Oficina de Jornalismo: Palestra de Cidadania, Jornalismo e Fake News;
  • Oficina de Teatro: Utilizar a arte como linguagem e expressão, apresentação de peça teatral.
  • Oficinas ministradas pelos alunos do CMC: Ballet, Ciências, Bijuterias, Pintura Facial, Dança e Gincanas.

17h – Doação de livros para a biblioteca local, brinquedos, culminância das oficinas realizadas e premiação do concurso de escrita.

 

09 de outubro (terça-feira)

Local: U.I. Francisco Pedro Monroe da Conceição – Barreirinhas/MA

Equipe IBS

08h às 12h – Oficinas Práticas:

  • Comunidade na Escola: Sacolas e aventais literários;
  • Oficina de Artes: Pintura e Desenho;
  • Educação Ambiental: Elaboração de história em quadrinhos a partir de debates sobre os problemas ambientais da região;
  • Prevenção e Saúde:

Manhã – Palestra sobre Sexualidade e Drogas para alunos do Fund. II.

  • Cidadania: trabalho especifico com Grupo Comunitário do Tapuio

 

Alunos do Intercâmbio Solidário

Local: U.I. Monsenhor Ladislau – Povoado Tapuio

8:00h – Experiência e Prática na Casa de Farinha no povoado de Tapuio e Atividade de Cidadania com Associação de Moradores.

14:00h – Premiação do concurso de redação e doação de livros e brinquedos para a biblioteca local.

15:00h – saída e estudo no meio – dunas dos lençóis maranhenses.

20:00h – Roda de conversa com gestores públicos e integração cultural Bumba meu Boi.

 

10 de outubro (quarta-feira)

Alunos do Intercâmbio Solidário

09:00h – Deslocamento para o Povoado de Vassouras por rio.

12:00h – Estudo do meio (fauna e flora) e Almoço no Povoado de Vassouras.

13:30h – Deslocamento para Povoado de Mandacaru

Equipe IBS

10:00h às 13:30h – Oficinas Práticas:

  • Comunidade na Escola: Oficina de brinquedos ecológicos;
  • Oficina de Artes: Emplaque o bem;
  • Oficina de Jornalismo: Palestra de Cidadania, Jornalismo e Fake News;
  • Oficina de Teatro: Utilizar a arte como linguagem e expressão, apresentação de peça teatral.

13:30h – Premiação do concurso de escrita, doação de livros e brinquedos a escola de Mandacaru e visita ao Farol Preguiças

Local: Unidade Integrada João Resende – Povoado de Mandacaru

15:30h – Deslocamento para Povoado Bar da Hora

Local: Unidade Escolar Zizina Oliveira – Povoado Bar da Hora

Premiação do concurso de escrita e doação de livros e brinquedos a Escola de Bar da Hora

17:00h – Deslocamento para Atins

Chegada a Escola de Atins – receptivo no final da tarde

Local: Unidade Integrada José Serejo de Carvalho – Povoado de Atins

20:00h – jantar na Ponta do Mangue e visita noturna às lagoas com observação crítica de constelações e estrelas.

 

11 de outubro (quinta-feira)

Local: Unidade Integrada José Serejo de Carvalho – Povoado de Atins

08:00h às 16:30h – Oficinas Práticas:

  • Comunidade na Escola: Oficina de Fantoches;
  • Oficina de Artes: Emplaque o bem;
  • Educação Ambiental: Oficina de Bioconstrução;
  • Educomunicação: Oficina de Fotografia;
  • Oficina de Jornalismo: Palestra de Cidadania, Jornalismo e Fake News;
  • Oficina de Teatro: Utilizar a arte como linguagem e expressão, apresentação de peça teatral.
  • Prevenção e Saúde: Atendimento Odontológico (pacientes pré-cadastrados).
  • Oficinas ministradas pelos alunos do CMC: Ballet, Ciências, Bijuterias, Pintura Facial, Dança e Gincanas.

16:30h – Doação de livros para a biblioteca, brinquedos, culminância das oficinas realizadas e premiação do concurso de Escrita.

20:00h – jantar e luau na praia com lideranças comunitárias e pescadores.

 

12 de outubro (sexta-feira)

08:00h – Saída para estudo do meio no mangue + experiência com catadores de caranguejo da comunidade de Atins.

15:00h – Almoço e Ação Social/solidária com doação de brinquedos na Comunidade de Croas (Escola construída pelo IBS e PM em 2012).

Local: U.E. Antônio Diniz – Comunidade Croas

20:00h – Jantar de encerramento, sensibilização sobre as experiencias da semana e confraternização do grupo no Rio Preguiças.

 

Mais informações para a imprensa:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

 

  • Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Sede Administrativa: Avenida Eduardo Sá, 55 – Centro – Eusébio, Ceará – 61760-000 - Whatsapp. +55 (11) 99104-9063
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business.